
O Programa da RTP, "Os Grandes Portugueses", trouxe a lume uma acesa discussão sobre qual é o maior português de sempre, tendo em conta "itens" como compaixão, liderança, etc.
Não quero aqui avaliar o programa nem sequer as escolhas dos portugueses, quero apenas apelar para que outros Grandes Portugueses não sejam esquecidos pois, afinal, a história também é feita de desconhecidos.
Ainda mais que isso, venho aqui prestar homenagem a um Grande Português de que ouvi falar nas aulas de história e que agora recordo por sugestão do meu pai.
"Humberto da Silva Delgado conhecido como o General Sem Medo (1906 — 1965) foi um general português da Força Aérea que corporizou o principal movimento de tentativa de derrube da ditadura salazarista através de eleições, tendo contudo sido derrotado nas urnas, num processo eleitoral fraudulento que desta forma deu a vitória ao candidato do regime ditatorial vigente, Américo Thomaz. [...] Devido à sua coragem de dizer em público palavras pouco respeitosas e agressivas para o regime e para Salazar, ele foi cognominado ora de “General sem Medo” ora de "General sem Juízo". Esta frase célebre incendiou os espíritos das pessoas oprimidas pelo regime salazarista que o apoiaram e o aclamaram durante a campanha (com particular destaque para a entusiástica recepção popular no Porto). Nas eleições presidenciais de 1958 acabou por ser derrotado graças à gigantesca fraude eleitoral montada pelo regime. [...] Desiludido com os sucessivos fracassos procura reconciliar-se com Salazar que por fim o convoca. Ao seu encontro, na fronteira Espanhola em Villanueva del Fresno (Espanha, nos arredores de Olivença), é enviado um comando da PIDE, liderado por Rosa Casaco que o assassinou a tiro, bem como à sua secretária. Morre assim na fronteira, sem ter conseguido regressar a Portugal, no dia 13 de Fevereiro de 1965."
In Wikipedia
1 comentário:
Eu lembro dessa história, foi-me contada na tele-escola numa aula de "História-Geografia de Portugal" ou seja no 5ºano ou 6ºano, não sei ao certo.
Enviar um comentário